Ação Jovem Eldorado 2010











{15 de março de 2010}   Economia Solidária: uma nova forma de organizar o trabalho e a economia

 

Milhões de trabalhadores/as são excluídos dos seus empregos, ampliando cada vez mais o trabalho precário, sem garantias de direitos. No Brasil, hoje mais de 50% dos trabalhadores/as estão sobrevivendo sob outras formas de organização do trabalho que não a relação tradicional da carteira assinada.

A Economia Solidária, movimento que recebe diferentes nomes pelo mundo afora, faz parte das lutas históricas dos(as) trabalhadores(as) contra a exploração do trabalho humano. A atual crise do trabalho assalariado revela que o capitalismo tende a acentuar a exploração e a reduzir as oportunidades de trabalho – contribuindo, também, para a degradação ambiental. Além disso, o capitalismo, ao incentivar o consumismo a qualquer preço, transforma a tudo e a todos(as) em mercadorias. Ao acentuar a competição com a concentração de capital, poder e dinheiro, o capitalismo reduz oportunidades de trabalho.

É nesse cenário que emergem práticas de relações econômicas e sociais que, de imediato, propiciam a sobrevivência e a melhora da qualidade de vida de milhões de pessoas em diferentes partes do mundo. São práticas fundadas em relações solidárias, inspiradas por valores culturais que colocam o ser humano como sujeito e finalidade da atividade econômica, em vez da acumulação privada de riqueza em geral e de capital em particular.

Segundo o economista e professor Paulo Singer, a Economia Solidária surge como um modo de produção e distribuição alternativo ao capitalismo, criado e recriado periodicamente pelos que se encontram marginalizados do mercado de trabalho, geração de trabalho, renda e riquezas, sem com isso produzir a fome e a miséria. Elas anunciam os elementos fundantes de uma nova economia, a Economia Solidária.

http://www.casabrasil.gov.br/index2.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=15&Itemid=67



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

et cetera
%d blogueiros gostam disto: