Ação Jovem Eldorado 2010











{28 de fevereiro de 2010}   O que é Economia Domestica

Se você pensa que o economista doméstico vive para resolver questões que só dizem respeito à casa e à família, engana-se. A carreira tem um horizonte mais amplo e um objetivo claro: promover o bem-estar. “Somos especialistas em aumentar a qualidade de vida”, diz Nice Silva Faria, consultora do Serviço Social da Indústria (Sesi), em Minas Gerias. “Nossa atuação vai do planejamento e supervisão de programas sociais até a execução de projetos de socialização para minimizar o trauma de famílias que se mudam para trabalhar em outras cidades.”
O economista doméstico está apto a administrar tanto uma casa quanto uma cozinha industrial ou um programa de beneficiamento de alimentos. Ele sai da faculdade entendendo de tudo um pouco – alimentação, construção e reforma de casas, saúde, administração do lar, relações familiares e modelagem de roupas. “Com tanto conhecimento, corre o risco de não saber nada direito”, alerta Alice Avelar, que leciona economia doméstica na cidade mineira de Governador Valadares. Ela aconselha quem quer seguir a carreira a se especializar nas áreas com que se tem maior afinidade ainda durante o curso.

O mercado

São boas as perspectivas em lavanderias e em empresas prestadoras de serviços de limpeza. “Nelas, o economista doméstico tanto treina funcionários, ensinando a lavar a roupa do jeito certo, por exemplo, como supervisiona o trabalho”, informa Alice Avelar. Há postos em institutos, órgãos e empresas governamentais que desenvolvem projetos de extensão rural. “A educação do trabalhador do campo é uma área importante porque essa população é totalmente carente de informações”, afirma Joana Uchoa, técnica de pedagogia e programas do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em Brasília.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

et cetera
%d blogueiros gostam disto: